FILME: "ESTRELAS ALÉM DO TEMPO" - PROPOSTA DE ATIVIDADES
E EXERCÍCIOS INTERDISCIPLINARES (PARA O ENSINO MÉDIO)
E EXERCÍCIOS INTERDISCIPLINARES (PARA O ENSINO MÉDIO)
Aluno/a:........................................................................................................................
N.:....../…….
N.:....../…….
Filme Estrelas Além do Tempo (2016):
A NASA encontra em um grupo de matemáticas afro-americanas o talento que foi
responsável pelas maiores operações na história dos EUA. Baseado na história real
de três dessas mulheres, (Dorothy Vaughn, Mary Jackson e Katherine Johnson)
conhecidas como "computadores humanos", o longa mostra como foi o lançamento
do astronauta John Glenn em órbita.
responsável pelas maiores operações na história dos EUA. Baseado na história real
de três dessas mulheres, (Dorothy Vaughn, Mary Jackson e Katherine Johnson)
conhecidas como "computadores humanos", o longa mostra como foi o lançamento
do astronauta John Glenn em órbita.
1)-DISCIPLINA DE FILOSOFIA
(Sobre Intelectuais na Filosofia e nas Ciências, o sujeito do conhecimento, as mulheres
e o conhecimento)
e o conhecimento)
Texto 1: *Momentos antes de morrer, Sócrates despede-se dos amigos, dos filhos e da família.
O relato tocante que Platão nos deixa no Fédon é por demais conhecido. No entanto, há nele
uma breve referência que passa despercebida à maior parte dos leitores: a ordem dada pelo
filósofo para que as mulheres se retirem . Ausentes em todo o diálogo preparatório da morte,
são mandadas sair quando esta vai concretamente ocorrer, como se só os discípulos, homens
todos eles, pudessem assistir ao suicídio forçado do filósofo, do mesmo modo que só eles
acompanharam as suas diatribes oratórias na cidade. Este abandono (imposto) das mulheres
no que respeita à filosofia, retrata bem o estatuto que as mesmas ocuparam no pensamento
ocidental - a ausência. Uma ausência não deliberada mas compulsiva, não expressa mas
subrepticiamente justificada por razões outras que não as filosóficas. A saída das mulheres,
ordenada por Sócrates, é aceite pelos discípulos deste como algo de natural. Há um silêncio
conivente dos filósofos para os quais a condição feminina se circunscreve ao espaço privado,
enquanto a filosofia é um acontecimento público, mesmo quando se desenrola num quarto e
diz respeito ao ato íntimo de morrer. Um silêncio que se mantém ao longo de séculos.
Intercalada por algumas intervenções femininas, a voz dominante da filosofia é masculina.”
(Maria Luísa Ribeiro Ferreira)
O relato tocante que Platão nos deixa no Fédon é por demais conhecido. No entanto, há nele
uma breve referência que passa despercebida à maior parte dos leitores: a ordem dada pelo
filósofo para que as mulheres se retirem . Ausentes em todo o diálogo preparatório da morte,
são mandadas sair quando esta vai concretamente ocorrer, como se só os discípulos, homens
todos eles, pudessem assistir ao suicídio forçado do filósofo, do mesmo modo que só eles
acompanharam as suas diatribes oratórias na cidade. Este abandono (imposto) das mulheres
no que respeita à filosofia, retrata bem o estatuto que as mesmas ocuparam no pensamento
ocidental - a ausência. Uma ausência não deliberada mas compulsiva, não expressa mas
subrepticiamente justificada por razões outras que não as filosóficas. A saída das mulheres,
ordenada por Sócrates, é aceite pelos discípulos deste como algo de natural. Há um silêncio
conivente dos filósofos para os quais a condição feminina se circunscreve ao espaço privado,
enquanto a filosofia é um acontecimento público, mesmo quando se desenrola num quarto e
diz respeito ao ato íntimo de morrer. Um silêncio que se mantém ao longo de séculos.
Intercalada por algumas intervenções femininas, a voz dominante da filosofia é masculina.”
(Maria Luísa Ribeiro Ferreira)
Texto 2: “HISTORICAMENTE, a ciência sempre foi vista como uma atividade realizada por
homens. Durante os séculos XV, XVI e XVII, séculos marcados por diversos eventos e
mudanças na sociedade que possibilitaram o surgimento da ciência que conhecemos hoje,
algumas poucas mulheres aristocráticas exerciam importantes papéis de interlocutores e
tutores de renomados filósofos naturais e dos primeiros experimentalistas. Não obstante
suas qualidades e competências, não lhes era permitido o acesso às intensas e calorosas
discussões que aconteciam nas sociedades e academias científicas, que se multiplicaram
no século XVII por toda a Europa e tornaram-se as principais instituições de referência da
ainda reduzida comunidade científica mundial. No século XVIII, essa situação pouco se
modificou e o acesso das mulheres a essa atividade, com poucas exceções, deveu-se
principalmente à posição familiar que elas ocupavam: se eram esposas ou filhas de algum
homem da ciência podiam se dedicar aos trabalhos de suporte da ciência, tais como,
cuidava das coleções, limpar vidrarias, ilustrar e/ou traduzir os experimentos e textos.
O século seguinte é marcado por ganhos modestos no acesso de mulheres às atividades
científicas, como a criação de colégios de mulheres, mesmo assim, elas permaneceram
às margens de uma atividade que cada vez mais se profissionalizava. A mudança nesse
quadro inicia-se somente após a segunda metade no século XX, quando a necessidade
crescente de recursos humanos para atividades estratégicas, como a ciência, o movimento
de liberação feminina e a luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres permitiram
a elas o acesso, cada vez maior, à educação científica e à carreiras.” (Jacqueline Leta)
homens. Durante os séculos XV, XVI e XVII, séculos marcados por diversos eventos e
mudanças na sociedade que possibilitaram o surgimento da ciência que conhecemos hoje,
algumas poucas mulheres aristocráticas exerciam importantes papéis de interlocutores e
tutores de renomados filósofos naturais e dos primeiros experimentalistas. Não obstante
suas qualidades e competências, não lhes era permitido o acesso às intensas e calorosas
discussões que aconteciam nas sociedades e academias científicas, que se multiplicaram
no século XVII por toda a Europa e tornaram-se as principais instituições de referência da
ainda reduzida comunidade científica mundial. No século XVIII, essa situação pouco se
modificou e o acesso das mulheres a essa atividade, com poucas exceções, deveu-se
principalmente à posição familiar que elas ocupavam: se eram esposas ou filhas de algum
homem da ciência podiam se dedicar aos trabalhos de suporte da ciência, tais como,
cuidava das coleções, limpar vidrarias, ilustrar e/ou traduzir os experimentos e textos.
O século seguinte é marcado por ganhos modestos no acesso de mulheres às atividades
científicas, como a criação de colégios de mulheres, mesmo assim, elas permaneceram
às margens de uma atividade que cada vez mais se profissionalizava. A mudança nesse
quadro inicia-se somente após a segunda metade no século XX, quando a necessidade
crescente de recursos humanos para atividades estratégicas, como a ciência, o movimento
de liberação feminina e a luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres permitiram
a elas o acesso, cada vez maior, à educação científica e à carreiras.” (Jacqueline Leta)
Texto 3 - A cada ano vemos crescer o número de negros nas universidades públicas,
mas nem sempre foi assim. Historicamente, sendo o lugar de produção de conhecimento
ocupado hegemonicamente por brancos, eles eram as maiores referências nessa área de
estudo. Contrariando esse modelo histórico, muitos negros têm se destacado pelo seu
conhecimento na Academia. A história dos afro-descendentes é culturalmente excluída de
praticamente todos os relatos históricos ao longo dos anos. Infelizmente, grande cientistas
e inventores, principalmente dos últimos dois séculos, não tem recebido o merecido
reconhecimento. Porém, essa realidade tem sido mudada. (Julia Marreto)
mas nem sempre foi assim. Historicamente, sendo o lugar de produção de conhecimento
ocupado hegemonicamente por brancos, eles eram as maiores referências nessa área de
estudo. Contrariando esse modelo histórico, muitos negros têm se destacado pelo seu
conhecimento na Academia. A história dos afro-descendentes é culturalmente excluída de
praticamente todos os relatos históricos ao longo dos anos. Infelizmente, grande cientistas
e inventores, principalmente dos últimos dois séculos, não tem recebido o merecido
reconhecimento. Porém, essa realidade tem sido mudada. (Julia Marreto)
Questão:
*Que transformações podem ser observadas quanto ao espaço das mulheres e dos negros
nas comunidades filosóficas e científicas nos últimos séculos, em um contexto global e
nacional? O machismo e o racismo estão presentes na sala de aula?
nas comunidades filosóficas e científicas nos últimos séculos, em um contexto global e
nacional? O machismo e o racismo estão presentes na sala de aula?
……………………………………………………………………………………………………………
2)-DISCIPLINA DE INGLÊS (Sobre os desafios da tradução)
*O título original do Filme, em inglês, é Hidden Figures, bem diferente da escolha do
título para a divulgação/comercialização em língua portuguesa. Sobre o nome do filme
título para a divulgação/comercialização em língua portuguesa. Sobre o nome do filme
a)-Qual seria a tradução literal para a língua portuguesa do título original?
………………………………………………………………………………………………………
b)-O título original em inglês, ou o nome em português, se relacionam melhor com a
história contada e a temática abordada?
história contada e a temática abordada?
……………………………………………………………………………………………………
c)-Se fosse escolher um título para este filme, em inglês, que título você daria?
(Justifique sua escolha)
(Justifique sua escolha)
……………………………………………………………………………………………………
3)-DISCIPLINA DE PORTUGUÊS (Sobre modelos de narrativa)
*O que mais chamou sua atenção no Filme “Estrelas Além do Tempo” e na história
contada pelo mesmo? Justifique:
contada pelo mesmo? Justifique:
…………………………………………………………………………………………………
4)-DISCIPLINAS DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA ( Sobre a Segunda Guerra e a
Guerra Fria)
*Do ponto de vista da contextualização histórica e dos acontecimentos históricos da época
na qual ocorre a história do filme, é possível afirmar que a história tem lugar no contexto da:
na qual ocorre a história do filme, é possível afirmar que a história tem lugar no contexto da:
a- Primeira Guerra Mundial b- Segunda Guerra Mundial
c- Guerra Fria d- Conflitos religiosos no Oriente Médio após os anos 90
5)-DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA (Sobre as desigualdades de classe, raça e gênero)
* As cientistas que protagonizam o filme, enfrentam o preconceito:
a- do machismo b- do racismo c- de classe social d- todos os anteriores
6)-DISCIPLINA DE GEOGRAFIA (Sobre Revoluções industriais)
*O filme possibilita compreender que o desenvolvimento científico e tecnológico:
a- contribui para um melhor posicionamento de cada país no cenário geopolítico
b- não altera o posicionamento geopolítico de um país c- não gera empregos
d- gera países subdesenvolvidos,
7)-DISCIPLINA DE MATEMÁTICA: (Sobre Fórmulas e Cálculos)
*Questão: Que modelos tornaram-se necessários para a entrada e a saída dos astronautas
da atmosfera? Que fatores elementos tiveram que ser calculados?
da atmosfera? Que fatores elementos tiveram que ser calculados?
…………………………………………………………………………………………………………
8)DISCIPLINA DE FÍSICA (Sobre a Gravidade)
*Questão: Cientistas que contribuíram para os avanços científicos sobre o Sistema Solar e
quais foram suas principais contribuições:
quais foram suas principais contribuições:
……………………………………………………………………………………………………………
9) DISCIPLINA DE QUÍMICA (Sobre o desenvolvimento de novos materiais de resistência
no espaço)
* Pesquise sobre os avanços da Química durante a Corrida Espacial:
………………………………………………………………………………………………………………
10) EDUCAÇÃO FÍSICA E BIOLOGIA: ( Sobre os efeitos das viagens espaciais no
corpo humano, pré-requisitos e preparação física)
*Pesquise sobre as condições de vida no espaço, alimentação, higiene, saúde, efeitos, etc.:
………………………………………………………………………………………………………
11) ARTE (Sobre a linguagem cinematográfica)
*Produza um resumo da obra cinematográfica “Estrelas Além do Tempo”, abordando
aspectos artísticos como fotografia, figurino, iluminação, cenário, sonorização, atuação
dos atores e diretores, entre outros)
aspectos artísticos como fotografia, figurino, iluminação, cenário, sonorização, atuação
dos atores e diretores, entre outros)
………………………………………………………………………………………………………
Nenhum comentário:
Postar um comentário