sábado, 9 de dezembro de 2017

Questões sobre o texto "Resposta à pergunta: o que é esclarecimento?", de Kant

Questões Objetivas:

(Enem 2012) Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. O homem é o próprio culpado dessa menoridade se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de decisão e coragem de servir-se de si mesmo sem a direção de outrem. Tem coragem de fazer uso de teu próprio entendimento, tal é o lema do esclarecimento. A preguiça e a covardia são as causas pelas quais uma tão grande parte dos homens, depois que a natureza de há muito os libertou de uma condição estranha, continuem, no entanto, de bom grado menores durante toda a vida.
KANT, I. Resposta à pergunta: o que é esclarecimento? Petrópolis: Vozes, 1985 (adaptado).

Kant destaca no texto o conceito de Esclarecimento, fundamental para a compreensão do contexto filosófico da Modernidade. Esclarecimento, no sentido empregado por Kant, representa
a) a reivindicação de autonomia da capacidade racional como expressão da maioridade.
b) o exercício da racionalidade como pressuposto menor diante das verdades eternas.
c) a imposição de verdades matemáticas, com caráter objetivo, de forma heterônoma.
d) a compreensão de verdades religiosas que libertam o homem da falta de entendimento.
e) a emancipação da subjetividade humana de ideologias produzidas pela própria razão.
(Uema 2011) No texto Que é “Esclarecimento”? (1783), o que significa, conforme Kant, a saída do homem da menoridade da qual ele mesmo é culpado?
a) O uso da razão crítica, exceto quando se tratar de doutrinas religiosas.
b) A capacidade de aceitar passivamente a autoridade científica ou política.
c) A liberdade para executar desejos e impulsos conforme a natureza instintiva do homem.
d) A coragem de ser autônomo, rejeitando, portanto, qualquer condição tutelar.
e) O alcance da idade apropriada para uso da racionalidade subjetiva.
(UFU 09/2002) O esclarecimento exige liberdade. Kant associou a liberdade ao exercício da razão em todas as circunstâncias da vida.
Frente às informações apresentadas, analise as assertivas abaixo.
I - A liberdade consiste no uso público da razão, ou seja, cada um faz uso de sua própria razão e fala em seu próprio nome.
II - O uso privado da razão é, sempre e em todas as circunstâncias, o impedimento do progresso do esclarecimento.
III - A prática de uma profissão, a do professor por exemplo, quando destituída de crítica, ela é tão só o uso privado da razão.
IV - O sábio é aquele que, além de desempenhar uma função profissional, exerce sua liberdade de expor publicamente suas idéias.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmações corretas.
A) II, III e IV
B) I, II e III
C) I, III e IV
D) II e IV

(UEL - 2010) Na obra “Resposta à questão: o que é o esclarecimento?”, Kant discute conceitos como uso público e privado da razão e a superação da menoridade. À luz do pensamento kantiano, o fenômeno contemporâneo do uso político dos eventos esportivos
a) torna o indivíduo dependente, já que a sua menoridade impede o esclarecimento e a possibilidade de pensar por si próprio.
b) forma o indivíduo autônomo, uma vez que amplia a sua capacidade de fazer uso da própria razão para agir autonomamente.
c) impede que o indivíduo pense de forma restrita, pois, mesmo estando cercado por tutores, facilmente rompe com a menoridade.
d) proporciona esclarecimento político das massas, pois tais eventos promovem o aprendizado crítico mediante a afirmação da ideia de nacionalidade.
e) confere liberdade às massas para superar a dependência gerada pela aceitação da tutela de outrem


(SEDUC (CE) – 2009) Em seu célebre opúsculo, Resposta à pergunta: O que é o esclarecimento?, Kant afirma que esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é o culpado. Para Kant, a menoridade provém do(a)
a) ignorância natural do ser humano.
b) incapacidade de o indivíduo fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo.
c) tutela que a religião exerce sobre o entendimento da maioria dos seres humanos.
d) mau uso que os indivíduos fazem de sua própria razão natural.

Questões Discursivas

1 - O que é a menoridade para Kant?
2 - O que é o esclarecimento para Kant?

3 - Qual é o lema do Esclarecimento e o que ele significa?

4 - O que, segundo Kant, é requisito para o esclarecimento?

5 - Para Kant, é mais fácil alguém deixar a menoridade fazendo parte de um público ou isoladamente, por conta própria? Por quê? O que faz um dificultar mais que o outro à chegada até a maioridade?
6- “Uma revolução pode não ser imprescindível para o esclarecimento, mas é capaz de fazer uma reforma verdadeira no modo de pensar de um povo”. Kant concorda ou discorda desta assertiva? Por quê?

7 - (UFPR – 2016) O uso público de sua razão deve sempre ser livre, e ele apenas pode difundir o esclarecimento entre os homens; o uso privado da mesma pode, contudo, ser estreitamente limitado, sem todavia por isso prejudicar sensivelmente o progresso do esclarecimento. (KANT, I. Resposta à questão: o que é esclarecimento? In: MARÇAL, J.; CABARRÃO, M.; FANTIN, M. E. (Org.). Antologia de Textos Filosóficos. Curitiba: SEED-PR, 2009, p. 409.)

Na passagem citada acima, temos uma distinção entre o uso público e o uso privado da razão e a observação de que o uso privado da razão não prejudica, necessariamente, o progresso do esclarecimento. Tendo em vista o texto citado e as explicações de Kant sobre o tema, defina o que seja o uso público e o uso privado da razão e explique o que seria necessário para que um profissional, um oficial ou um sacerdote, por exemplo, mesmo cumprindo suas obrigações no âmbito privado, não prejudicasse o esclarecimento.
8 - O que seria, exatamente, “fazer uso público da razão”? Você consegue pensar em casos dos dias atuais que servem como exemplo para isto que falava Kant?
9 - (UFPR – 2016) Inércia e covardia são as causas de que uma tão grande maioria dos homens, mesmo depois de a natureza há muito tê-los liberado de uma direção alheia (naturalmente maiores), de bom grado permaneça toda a vida na menoridade, e porque seja tão fácil a outros apresentarem-se como seus tutores. É tão cômodo ser menor. Possuo um livro que faz as vezes de meu entendimento; um guru espiritual, que faz as vezes de minha consciência; um médico, que decide por mim a dieta etc.; assim não preciso eu mesmo despender nenhum esforço. Não preciso necessariamente pensar, se posso apenas pagar; outros se incumbirão por mim desta aborrecida ocupação. (KANT, I. Resposta à questão: o que é esclarecimento? In: MARÇAL, J.; CABARRÃO, M.; FANTIN, M. E. (Org.). Antologia de Textos Filosóficos. Curitiba: SEED-PR, 2009, p. 406.)
Na passagem citada acima, extraída do texto “Resposta à questão: o que é esclarecimento?”, Kant apresenta alguns motivos pelos quais o homem, a despeito de sua idade, prefere manter-se num estado de menoridade, abdicando ao esclarecimento. Tendo em vista essa passagem e o conjunto do texto no qual ela se encontra, responda às seguintes questões: O que é o esclarecimento para Kant? O que ele entende por “menoridade”? Em que circunstância, segundo o filósofo, o homem seria considerado culpado por manter-se em um estado de menoridade?
10 - Qual a diferença entre uso público e uso privado da razão? Você pode citar exemplos?
11 - O que seriam os “tutores” e de que forma agem? Cite exemplos de tutores presentes na atualidade.
12 - “Esclarecimento é a saída do homem da menoridade pela qual é o próprio culpado”. Por que o homem é culpado?

13 - A menoridade é algo da natureza humana? Se não é, quais as razões para o homem e a sociedade permanecerem nela?

14 - “Se, então, for perguntado: vivemos agora em uma época esclarecida? A resposta será: não, mas em uma época de esclarecimento. No atual estado de coisas, falta ainda muito para que os homens, em seu conjunto, estejam em condições [...] de servirem-se de seu próprio entendimento sem a direção alheia de modo seguro e desejável [...]”. Esta é a opinião de Kant, na Prússia do final do século XVIII, sobre aquela época. Qual a sua opinião sobre a sua própria época? Vivemos em uma época esclarecida? Por quê?

15 - O que é uso privado da razão e quais suas características? Uso privado atrapalha o processo de Esclarecimento ou, ao contrário, auxilia no mesmo processo?
16 - O homem pode “não esclarecer-se”? É possível que uma sociedade vá contra o processo de esclarecimento e impeça seu avanço entre si e seus sucessores?

17 - Kant também tocará no que confere aos governos e governantes. O que ele tem a dizer sobre isso?

18 - “Toda limitação da liberdade é prejudicial ao processo de esclarecimento”. Kant concorda ou discorda desta assertiva? Por quê?

19 - “A espécie mais inofensiva de liberdade: fazer uso da razão publicamente em qualquer circunstância”. Por que esta seria uma espécie de liberdade mais inofensiva?

Um comentário: