PLANEJAMENTO DE AULA EM FILOSOFIA DA CIÊNCIA
PARA ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
1- PRIMEIRO BIMESTRE
*CONTEÚDO ESTRUTURANTE: Filosofia da Ciência.
*CONTEÚDOS BÁSICOS/ 1º BIMESTRE:
- Definições e concepções de Ciência, Ciência Moderna,
Método Científico.
*CONTEÚDOS ESPECÍFICOS /1º BIMESTRE
Tópico 1: O PAPEL DA FILOSOFIA NAS REFLEXÕES EM TORNO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
- O modo de abordagem das Ciências pela Filosofia.
Tópico 2: INTRODUÇÃO À FILOSOFIA DA CIÊNCIA.
-Introdução à Filosofia da Ciência, objetivos e temáticas.
Tópico 3: CONTEXTO DE SURGIMENTO DA CIÊNCIA MODERNA.
-Condições históricas e teóricas do desenvolvimento da Ciência Moderna, aspectos políticos, econômicos, culturais e religiosos. A transição entre a mentalidade medieval e moderna.
*Texto inicial de apoio aluno:>“Idade Moderna”.
Tópico 4: A TEORIA HELIOCÊNTRICA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA MODERNA.
-A Cosmologia geocêntrica da antiguidade à Idade Média.
-A construção, defesa e confirmação da Teoria Heliocêntrica, frente à -Teoria Geocêntrica como referência para a compreensão do surgimento da Ciência Moderna.
-A importância de Galileu com o questionamento da Cosmologia e metodologias antigas e medievais.
*Textos iniciais de apoio aluno: “Cosmologia Aristotélica”.
Tópico 5: A AUTORIDADE DO MÉTODO CIENTÍFICO.
-A contribuição dos principais filósofos para a construção do(s) método(s) científico(s):Galileu, Bacon, Descartes, e Newton.
*Textos iniciais de apoio aluno: Cotrim, págs. 256-263 do Livro Didático.
Tópico 6:: A CIÊNCIA MODERNA É MECANICISTA, MATERIALISTA E POSITIVISTA
- A importância de Descartes e Newton para o desenvolvimento do reducionismo mecanicista. O racionalismo materialista nas ciências humanas. O pensamento Positivista.
*Textos iniciais de apoio aluno:>”Mecanicismo”.>”Mecanicismo e determinismo natural”.>”Newton: a ordem do universo”.>in “Ciência Pós-Moderna.>”Racionalismo materialista”.> O positivismo.
Obs.: De acordo com o andamento alguns tópicos poderão ser acrescentados ou suprimidos, ou ainda, sua sequência alterada.
OBJETIVOS - PRIMEIRO BIMESTRE
- Compreender o papel da Filosofia e da Disciplina de Filosofia como espaço de reflexão sobre
as transformações do mundo atual.
as transformações do mundo atual.
- Caracterizar o Conhecimento Científico e suas especificidades, distinguindo o conhecimento
Científico e as demais formas de conhecimento acumuladas pela humanidade.
- Contextualizar histórica e teoricamente o processo de desenvolvimento da Ciência Moderna
- Identificar os principais autores que contribuíram para a construção da metodologia científica
e suas contribuições
e suas contribuições
- Perceber a relação entre os métodos científicos de Descartes e Newton.
- Perceber as características mecanicistas, materialistas e positivistas da Ciência Moderna.
METODOLOGIA - PRIMEIRO BIMESTRE
-Aula introdutória diagnosticando as concepções de ciência que cada aluno possui e como
estabelece uma distinção entre as ciências e os demais conhecimentos.
-Formação de um mapa conceitual, coletivamente.
Contextualização da dinâmica de desenvolvimento da Ciência moderna por meio de textos,
leitura e atividades do livro didático.
- Apresentação dos principais filósofos, obras e conceitos que contribuíram para as reflexões
em torno do Método Científico.
em torno do Método Científico.
2-SEGUNDO BIMESTRE
*CONTEÚDO ESTRUTURANTE: Filosofia da Ciência.
*CONTEÚDOS BÁSICOS/ 2ºBIMESTRE:
- O desenvolvimento das áreas científicas e das Ciências Humanas no Século XIX
- Michael Foucault e a análise do papel das Ciências Humanas na modernidade.
- A visão Holista e suas vertentes: A crítica ao Reducionismo Mecanicista e materialista
- O Sujeito da Filosofia e da Ciência, aspectos de gênero e raça.
- A Filosofia da Ciência no Século XX e o debate em torno dos critérios de verdade e validade
das teorias científicas.
das teorias científicas.
- Ciência, Ideologia e ética.
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS/ 2º BIMESTRE
Tópico 1: O CONTEXTO DE DESENVOLVIMENTO DAS CIÊNCIAS HUMANAS NO SÉCULO XIX.
-A afirmação científica da Psicologia, Sociologia, História, Direito, Psicanálise, entre outras.
A definição do objeto científico e do método científico em ciências humanas.
- Michael Foucault, a microfísica do poder, os micropoderes, as insituições disciplinares, o papel
das práticas científicas nas insituições disciplinares.
das práticas científicas nas insituições disciplinares.
Textos inciais de apoio:
> O desenvolvimento das Ciências. > Michael Foucault e as Ciências humanas.
Tópico 2: A CIÊNCIA PÓS-MODERNA, O HOLISMO E O PENSAMENTO COMPLEXO
- O conceito de Holismo. A crítica ao reducionismo mecanicista. As vertentes holistas, o
Emergentismo e o Pensamento sistêmico.
- O pensamento complexo e a síntese entre o mecanicismo e o holismo.
>”Enfoques não reducionistas. >”Separação da natureza”. ”Ciência Pós-Moderna” “Holismo”,
“Pensamento Complexo”.
Tópico 3: O SUJEITO DA FILOSOFIA E DA CIÊNCIA
- Considerações sobre o sujeito produtor de Filosofia e de Ciência na Civilização Ocidental.
Problematização dos aspectos de gênero e raça.
Ponto de partida para as investigações sobre gênero e raça na ciência será o filme:
“Estrelas além do Tempo.
(Obs.: De acordo com o andamento alguns tópicos poderão ser acrescentados ou suprimidos,
ou ainda, sua sequência alterada.)
OBJETIVOS -SEGUNDO BIMESTRE
- Compreender o contexto de desenvolvimento das Ciências Humanas no século XIX, período
de culto à Ciência.
de culto à Ciência.
- Entender a crítica foucaultiana ao papel das Ciências humanas e do poder disciplinar na
sociedade moderna.
sociedade moderna.
- Avaliar criticamente o racionalismo materialista e sua inspiração mecanicista.
- Entender as características da visão Holista e sua crítica ao reducionismo.
- Identificar as vertentes de pensamento Holista.
- Analisar as tendências contemporâneas e a guinada holística de diversos campos do saber.
- Discutir os aspectos de gênero e raça que estão presentes nas práticas filosóficas e científicas.
METODOLOGIAS E ABORDAGEM - SEGUNDO BIMESTRE
- Contextualização da dinâmica de desenvolvimento da Ciência moderna e pós- moderna por meio
de textos, leitura e atividades do livro didático.
- Apreciação de trechos do filme “O ponto de Mutação” sobre a crítica ao método cartesiano e ao
Reducionismo mecanicista.
- Apreciação do Filme: Estrelas além do tempo, debate e produção de texto sobre as questões de
gênero e raça presentes nas comunidades filosóficas e científicas.
- Leitura de trechos de obras dos principais filósofos que discutem a Pesquisa Científica e as
tendências e os desafios da prática científica na atualidade.
3- TERCEIRO BIMESTRE
CONTEÚDOS ESTRUTURANTES:
Ética e Filosofia da Ciência
CONTEÚDO BÁSICO
Ética e Moral
Ciência e Ética
Ciência e Sociedade
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
Tópico 1: BIOÉTICA Ciência, natureza e ética no pensamento de Hans Jonas, Jurgen Habermas
e Michael Foucault.
Tópico 2: Análise do Filme GATTACA: A EXPERIÊNCIA GENÉTICA, aspectos filosóficos,
religiosos, sociais e políticos.
Tópico 5: A FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO SÉC. XX:
Critérios de Validação das Teorias Científicas: O Círculo de Viena, Karl Popper e Thomas Kuhn
(Texto inicial de apoio aluno:>”Epistemologia”).
(Texto inicial de apoio aluno:>”Epistemologia”).
(Obs.: De acordo com o andamento alguns tópicos poderão ser acrescentados ou suprimidos,
ou ainda, sua sequência alterada.)
ou ainda, sua sequência alterada.)
OBJETIVOS - TERCEIRO BIMESTRE
- Compreender a área de abrangência da Bioética e suas principais reflexões sobre o impacto social e ambiental da Ciência e das Biotecnologias.
- Contextualizar o Princípio da Responsabilidade em Hans Jonas.
- Entender a necessidade de diálogo entre comunidades científicas e religiosas no pensamento
habermasiano.
habermasiano.
- Identificar os elementos que compõem o estágio da biopolítica, no pensamento de Foucault.
- Compreender os conceitos de Filosofia da Ciência das principais escolas de pensamento do
séc. XX.
- Entender os conceitos de Revolução Científica, Paradigma e científico em Thomas Kuhn.séc. XX.
METODOLOGIA E ABORDAGEM - TERCEIRO BIMESTRE
Os alunos serão sensibilizados para o tema da Bioética por meio de conversas iniciais, vídeos ou
textos de jornais, portais e revistas a fim de se perceber o grau de desenvolvimento das
biotecnologias e o quanto elas estão presentes em nosso dia-a-dia. Em um segundo momento
será abordada a configuração da área da Bioética, discutindo-se a necessidade de uma ampla
reflexão a respeito das pesquisas científicas em biotecnologia, sua regulamentação e uso.
Em um terceiro momento serão abordadas as teorias filosóficas que tratam do assunto, o foco de
cada teoria e a contribuição de cada uma delas para as reflexões necessárias em torno do tema da
Bioética.
textos de jornais, portais e revistas a fim de se perceber o grau de desenvolvimento das
biotecnologias e o quanto elas estão presentes em nosso dia-a-dia. Em um segundo momento
será abordada a configuração da área da Bioética, discutindo-se a necessidade de uma ampla
reflexão a respeito das pesquisas científicas em biotecnologia, sua regulamentação e uso.
Em um terceiro momento serão abordadas as teorias filosóficas que tratam do assunto, o foco de
cada teoria e a contribuição de cada uma delas para as reflexões necessárias em torno do tema da
Bioética.
Como reflexo do avanço científico, será abordada a discussão da verdade e validade das teorias
científicas.
científicas.
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