MODELO DE PROJETO INTERDISCIPLINAR EM BIOÉTICA,
BIOTECNOLOGIA, SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE
(ENSINO MÉDIO)
BIOTECNOLOGIA, SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE
(ENSINO MÉDIO)
1-OBJETIVOS:
Compreender, de um ponto de vista filosófico e interdisciplinar, os principais
questionamentos configurados pelo campo da bioética, a qual se desenvolveu
com os avanços científicos em Biotecnologia. Tais avanços por se relacionarem
diretamente ao corpo humano e à naturezaa viva em geral, impactam o
presente e o futuro da humanidade, possibilitando alterações biológicas na
espécie humana, nas espécies vegetais e animais, promovendo novas relações
sociais, econômicas e políticas.
questionamentos configurados pelo campo da bioética, a qual se desenvolveu
com os avanços científicos em Biotecnologia. Tais avanços por se relacionarem
diretamente ao corpo humano e à naturezaa viva em geral, impactam o
presente e o futuro da humanidade, possibilitando alterações biológicas na
espécie humana, nas espécies vegetais e animais, promovendo novas relações
sociais, econômicas e políticas.
2-JUSTIFICATIVA:
A Bioética surge como área emergente na Filosofia, na medida em que entende-se
o século XXI como o século da Biologia quando, pela primeira vez na história da
humanidade, o avanço científico possibilitou que o ser humano se transformasse,
ele próprio, em objeto da ciência. Como objeto científico do campo da biotecnologia
está sujeito, não apenas a ser descrito, mas ser alterado e modificado por meio dos
avanços no entendimento dos genes, do DNA e de todas as áreas da genética. Neste
século é possível vislumbrar a possibilidade de moldar o corpo humano em estágio
embrionário de acordo com interesses diversos que possam se estabelecer nas
comunidades científicas e na sociedade, ou mesmo, politicamente. Ao mesmo tempo,
o desenvolvimento em biotecnologia permite a manipulação genética dos vegetais
como os transgênicos e de animais, tendo em vista, principalmente, o que se espera
como alimento. Todos estes avanços científicos trazem importantes questionamentos
éticos, políticos, religiosos, sociais e ambientais. Por outro lado, configuram-se como
novas profissões e ampliam o mercado de trabalho em áreas até então inexistentes.
Dado à esta realidade, torna-se necessário, como parte da formação do estudante do
ensino médio entender este novo mundo que começa a se descortinar, a partir de uma
visão interdisciplinar, que possibilite ao estudante, encaminhar-se no mercado de trabalho,
ter um aporte ético-reflexivo para atuar profissionalmente e, também, como indivíduo e
cidadão, fazer escolhas e participar dos rumos desta nova sociedade que está sendo construída
a partir dos avanços científicos.
o século XXI como o século da Biologia quando, pela primeira vez na história da
humanidade, o avanço científico possibilitou que o ser humano se transformasse,
ele próprio, em objeto da ciência. Como objeto científico do campo da biotecnologia
está sujeito, não apenas a ser descrito, mas ser alterado e modificado por meio dos
avanços no entendimento dos genes, do DNA e de todas as áreas da genética. Neste
século é possível vislumbrar a possibilidade de moldar o corpo humano em estágio
embrionário de acordo com interesses diversos que possam se estabelecer nas
comunidades científicas e na sociedade, ou mesmo, politicamente. Ao mesmo tempo,
o desenvolvimento em biotecnologia permite a manipulação genética dos vegetais
como os transgênicos e de animais, tendo em vista, principalmente, o que se espera
como alimento. Todos estes avanços científicos trazem importantes questionamentos
éticos, políticos, religiosos, sociais e ambientais. Por outro lado, configuram-se como
novas profissões e ampliam o mercado de trabalho em áreas até então inexistentes.
Dado à esta realidade, torna-se necessário, como parte da formação do estudante do
ensino médio entender este novo mundo que começa a se descortinar, a partir de uma
visão interdisciplinar, que possibilite ao estudante, encaminhar-se no mercado de trabalho,
ter um aporte ético-reflexivo para atuar profissionalmente e, também, como indivíduo e
cidadão, fazer escolhas e participar dos rumos desta nova sociedade que está sendo construída
a partir dos avanços científicos.
3-ETAPAS DO PROJETO:
A primeira etapa do projeto consiste no diálogo entre todos os professores do Terceiro ano
do Ensino Médio a fim de se construir uma abordagem interdisciplinar do tema da Biotecnologia
e de seus impactos na sociedade, natureza e cultura. A partir desta compreensão, os professores
formarão grupos de trabalho, com foco em diferentes temas envolvendo a Biotecnologia.
A pesquisa realizada nos grupos de trabalho deverá apresentada à comunidade em uma feira de
pesquisa e trabalhos. Cada professor irá abordar em sua disciplina, uma das temáticas dos grupos
de pesquisa e colaborar com um dos grupos de pesquisa dos estudantes relacionados ao conteúdo
da sua disciplina. Como forma de sensibilização para as temáticas a serem pesquisadas, será projetado
o filme GATTACA: A EXPERIÊNCIA GENÉTICA que discute possibilidades futuras de aplicação do
conhecimento da biotecnologia na saúde e no mercado de trabalho, transformando as relações
familiares, sociais e profissionais.
do Ensino Médio a fim de se construir uma abordagem interdisciplinar do tema da Biotecnologia
e de seus impactos na sociedade, natureza e cultura. A partir desta compreensão, os professores
formarão grupos de trabalho, com foco em diferentes temas envolvendo a Biotecnologia.
A pesquisa realizada nos grupos de trabalho deverá apresentada à comunidade em uma feira de
pesquisa e trabalhos. Cada professor irá abordar em sua disciplina, uma das temáticas dos grupos
de pesquisa e colaborar com um dos grupos de pesquisa dos estudantes relacionados ao conteúdo
da sua disciplina. Como forma de sensibilização para as temáticas a serem pesquisadas, será projetado
o filme GATTACA: A EXPERIÊNCIA GENÉTICA que discute possibilidades futuras de aplicação do
conhecimento da biotecnologia na saúde e no mercado de trabalho, transformando as relações
familiares, sociais e profissionais.
4-SUGESTÕES DE TEMAS E SUBTEMAS PARA SEREM ABORDADOS EM CADA DISCIPLINA:
TEMA 1- HISTÓRIA DA GENÉTICA (DISCIPLINAS: HISTÓRIA, BIOLOGIA, SOCIOLOGIA)
*Equipe 1- Origens dos estudos em Genética, primeiras descobertas,
primeiros cientistas, hereditariedade, seleção artificial.
*Equipe 2- Racismo científico, quando e como se desenvolveu.
*Equipe 3 - Nazismo, Genética e Eugenia. O Holocausto.
*Equipe 4 - A Eugenia no Brasil. Ideias de eugenia. Movimento eugênico
ou movimento de eugenia.
TEMA 2- A PESQUISA CIENTÍFICA EM BIOTECNOLOGIA (DISCIPLINA: FILOSOFIA)
*Equipe 1- Biotecnologia e Direito. Biodireito e Bioética.
*Equipe 2- A utilização de cobaias humanas e animais e alternativas ao uso de cobaias.
*Equipe 3- Panorama da Biotecnologia
*Equipe 4- Principais órgãos, Comitês e agências de regulação e fomento à pesquisa científica no Brasil.
TEMA 3 - BIOTECNOLOGIA, REPRODUÇÃO E SAÚDE (DISCIPLINA: BIOLOGIA)
*Equipe 1- Biotecnologia e reprodução humana e animal. Edição genética.Terapias genéticas.
*Equipe 2- Técnicas de Clonagem e suas aplicações.
*Equipe 3- Biotecnologia e transplantes/transplantação.
*Equipe 4- Vacina/Vacinas comestíveis. Mutação em Vetores de doenças.
TEMA 4-BIOTECNOLOGIA, ALIMENTAÇÃO, ESPORTE E GUERRA (DISCIPLINAS: EDUCAÇÃO FÍSICA,
GEOGRAFIA)
GEOGRAFIA)
*Equipe 1- História da Engenharia Genética, primeiras experiências. Técnicas atuais de transgenia/
ou, técnicas em Transgênicos / o que são os OGMs.
ou, técnicas em Transgênicos / o que são os OGMs.
*Equipe 2- Biotecnologia e alimentação.
*Equipe 3 - Biotecnologia e Genética aplicada ao esporte.
*Equipe 4- Bioterrorismo, armas químicas e biológicas.
TEMA 5 - VALE DO SILÍCIO (DISCIPLINAS: MATEMÁTICA e FÍSICA)
*Equipe 1 - Inteligência artificial.
*Equipe 2- Nanotecnologia, microeletrônica e supercomputadores
*Equipe 3 - Biorrobótica.
*Equipe 4 - O que é Biometria, para que serve, tipos de biometria,
TEMA 6 - TRANSGÊNICOS E MEIO AMBIENTE (GEOGRAFIA, QUÍMICA)
*Equipe 1- Transgênicos, empresas de biotecnologia e o impacto no controle e na preservação
das sementes.
das sementes.
*Equipe 2- O plantio de transgênicos e o impacto nas florestas/desmatamento.
*Equipe 3- O uso do Glifosato, Roundup e o impacto na saúde e natureza.
*Equipe 4- Empresas Monsanto, Bayer, Syngenta, Microsoft, entre outras. O que pesquisam,
o que produzem e o que vendem em biotecnologia.
o que produzem e o que vendem em biotecnologia.
TEMA 7 -TECNOLOGIA, BIOTECNOLOGIA E CULTURA ( DISCIPLINAS: INGLÊS, PORTUGUÊS,
SOCIOLOGIA)
SOCIOLOGIA)
*Equipe 1- A perfeição humana na Literatura / estereótipos
*Equipe 2 - Mutantes e dramas pessoais de personagens da literatura e cinema.
*Equipe 3- Transhumanismo, ideias e cultura.
*Equipe 4- Organizações sociais e movimentos sociais relacionados à questões de bioética,
biotecnologia e transgênicos no Brasil e no mundo. Principais reivindicações e objetivos.
biotecnologia e transgênicos no Brasil e no mundo. Principais reivindicações e objetivos.
TEMA 8 - BIOTECNOLOGIA, RELIGIÃO, POLÍTICA E MERCADO DE TRABALHO (DISCIPLINAS:
FILOSOFIA, SOCIOLOGIA, INGLÊS)
FILOSOFIA, SOCIOLOGIA, INGLÊS)
*Equipe 1 - Religião e ciência. Os limites da Ciência. Os limites da pesquisa científica.
*Equipe - Política e ciência. A biopolítica e o biopoder
*Equipe 3 - Economia e Ciência. Igualdade/desigualdade no acesso aos benefícios científicos
da Genética e da Biotecnologia. Possíveis consequências.
da Genética e da Biotecnologia. Possíveis consequências.
*Equipe 4- Mercado de Trabalho, cursos, faculdades, profissões em biotecnologia e biorrobótica.
5-RECURSOS A SEREM UTILIZADOS:
Televisores, Computadores, Projetores, sistemas de som, maquetes do corpo humano,
de animais e plantas, plantas cultivadas, sementes, alimentos, cartolinas, banners,
painéis diversos,, entre outros.
de animais e plantas, plantas cultivadas, sementes, alimentos, cartolinas, banners,
painéis diversos,, entre outros.
6-CRONOGRAMA:
Primeira Etapa: Reunião entre os professores das turmas envolvidas e Equipe Pedagógica.
Segunda Etapa: Conversa com os alunos sobre o projeto, orientação, esclarecimentos,
formação dos grupos de pesquisa, distribuição de professores orientadores nos grupos de pesquisa.
formação dos grupos de pesquisa, distribuição de professores orientadores nos grupos de pesquisa.
Terceira Etapa: Filme: GATTACA: A EXPERIÊNCIA GENÉTICA e debate.
Quarta Etapa: Feira de pesquisa e trabalhos científicos para a comunidade escolar.
Obs.: Outras atividades poderão ser acrescentadas a este projeto a partir da concordância entre
todos os envolvidos, equipe pedagógica e direção da escola.
todos os envolvidos, equipe pedagógica e direção da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário